Suplementação de Vitamina D previne DM?

Estudos observacionais já demonstraram que pode haver uma associação entre o nível sérico baixo de 25-hidroxivitamina D e o risco de diabetes mellitus tipo 2, no entanto, essa associação não pode ser vista como causalidade a partir de estudos observacionais! Pois então Anastassios G Pittas, et al. resolveram estudar essa causalidade a partir de um ensaio clínico randomizado publicado nesta semana na revista New England Journal of Medicine.


O estudo teve como objetivo testar se a suplementação de vitamina D reduz o risco de diabetes tipo 2 em indivíduos de alto risco para essa doença. Para isto, 2423 indivíduos pré-diabéticos (sem diagnóstico de diabetes) foram randomizados de forma cega para receberem 4000 UI de vitamina D por dia ou placebo. O desfecho primário do estudo foi o diagnóstico novo de diabetes.


Após um follow up mediano de 2,5 anos, 293 pacientes do grupo vitamina D tiveram o diagnóstico de diabetes, enquanto 323 indivíduos do grupo placebo foram diagnosticados (p = 0,12). Ou seja, não houve diferença estatística entre os dois grupos.


Isso nos permite concluir que a suplementação de vitamina D em indivíduos pré-diabéticos não resultou em redução no risco de diabetes mellitus tipo 2.