8 Mitos e Verdades Sobre Condutas dos Médicos

Quando acabamos de nos formar ou estamos prestes a entrar no mundo profissional, é comum que haja inúmeras dúvidas em relação ao que posso, devo e não posso fazer! Hoje em dia, há muitos médicos "de longa data" que não sabem de algumas obrigações e desconhecem algumas condutas vedadas pelo conselho federal de medicina ou até ilegais!


Por isso, fizemos esse post para você tirar possíveis dúvidas sobre condutas médicas que devem ou não serem realizadas!


1) Com a autorização da paciente ou responsável, posso compartilhar foto com pacientes. MITO

É comum vermos médicos compartilhando fotos com pacientes, junto com a legenda "foto permitida por paciente/responsável". No entanto, mesmo com a autorização, o compartilhamento de fotos com pacientes é conduta vedada pelo CFM.


2) Não posso compartilhar foto em ambiente de trabalho (consultório ou alguma unidade de saúde) VERDADE

O código de ética médica é claro nesse ponto, já que uma foto em ambiente de trabalho médico configura conduta de autopromoção, sensacionalismo ou concorrência.


3) Ao passar um atestado, sou obrigado a escrever o CID da doença. MITO

Uma decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho reafirma que é ilegal a cobrança de CID pelas empresas! O paciente, no entanto, tem o direito de solicitar o CID em seu atestado, por qualquer motivo. Nesta situação, cabe ao médico colher a assinatura do paciente como autorização.


4) Posso utilizar o receituário de onde trabalho para pacientes atendidos fora deste ambiente, como a domicílio. MITO

Essa é mais uma conduta inadequada comum em nosso meio. O que você pode fazer é um receituário particular, no word por exemplo, constando seu endereço residencial. No receituário, é obrigatório constar o nome do médico, CRM, endereço e assinatura. 


5) Não posso me autoprescrever. MITO

Ao contrário do que muitos podem pensar, você está autorizado sim a se autoprescrever!


6) Se recebo paciente em curso de aborto autoprovocado, sou obrigado a denunciar. MITO

Você não deve denunciar a sua paciente, já que o sigilo médico paciente impede você de fazer isso! Você deve registrar em prontuário a situação, porém não disponibilize o prontuário para alguém sem ser requisitado legalmente.


7) Posso emitir receita ou pedido de exame sem data. MITO 

Uma prática comum no Brasil é emitir receitas e solicitações de exame sem data, para que o próprio paciente preencha no momento em que for usar e não tenha problemas em estar fora da validade. Entretanto, essa prática é vedada e pode te trazer problemas legais


8) Médico de sobreaviso pode apenas orientar plantonista. VERDADE

Caso seja o suficiente, o médico de sobreaviso pode sim apenas orientar o plantonista. No entanto, caso o plantonista exija a sua presença, você é obrigado a estar presente!


Acesse o synapse news para ficar por dentro das novidades do meio médico!